REGULAMENTO PARA A SUBMISSÃO DE RESUMOS

1º Tipos de comunicação

Poderão ser submetidos três modelos de comunicações livres:

Comunicação oral (até 10 minutos)
Simpósio (até 60 minutos, no total dos oradores intervenientes)
Póster (até 5 minutos)

 

2º Categorias de submissão

As comunicações livres a apresentar devem ser originais e a sua temática deverá enquadrar-se no âmbito da saúde no trabalho.

Uma submissão deverá ser efetuada em apenas uma das seguintes duas categorias a concurso:
1 – Investigação em Enfermagem do Trabalho/Saúde Ocupacional;
2 – Boas Práticas em Enfermagem do Trabalho/Saúde Ocupacional.

 

3º Critérios específicos de elaboração e submissão

Os Resumos deverão adequar-se aos critérios (científicos e formais), estabelecidos pela comissão científica do evento.


Critérios Científicos:

a) Os temas devem ser pertinentes e de acordo com os eixos temáticos;
b) Os estudos devem, preferencialmente, estar concluídos e apresentar resultados relevantes;
c) Os conteúdos das comunicações livres são da responsabilidade dos seus autores e apresentador.


Critérios Formais:

a) Cada autor deverá indicar qual o eixo temático em que se insere a sua comunicação livre;
b) Cada comunicação livre apenas poderá ser submetida em um dos eixos temáticos;
c) O número de autores de cada comunicação livre não poderá ser superior a 6;
d) Cada autor não poderá estar incluído em mais de 8 comunicações livres;
e) Apenas 1 dos autores da comunicação livre poderá ser o seu apresentador e deverá será indicado a negrito (“bold”) no formulário de submissão;
f) Cada apresentador poderá apresentar no máximo 2 comunicações livres;
g) Os idiomas, nos quais se poderão apresentar as comunicações livres, são o português, o espanhol e o inglês;

A estrutura do resumo deverá conter as seguintes informações:

  • Título – máximo 20 palavras;
  • Introdução – máximo de 80 palavras;
  • Objetivos – máximo de 60 palavras;
  • Metodologia – máximo de 80 palavras;
  • Resultados/Discussão – máximo de 100 palavras;
  • Conclusões – máximo de 80 palavras;
  • Palavras-chave – máximo de 5 palavras;
  • Referências bibliográficas (máximo de 5 – Norma APA 7th);
  • Entidade(s) financiadoras – máximo de 15 palavras.

A formatação do Resumo deve obedecer ao layout fornecido (descarregar aqui) pelo ICOHN22 e enviado por email para resumos@icohn.pt em formato Microsoft Word (doc ou docx).


A data-limite de submissão dos Resumos é 21 de fevereiro de 2022

 

4º Fase de peer review

Os Resumos são avaliados por dois revisores, membros da comissão científica peer review do evento.

A resposta da aceitação será enviada até ao dia 28 de fevereiro de 2022.

 

5º Envio da apresentação das comunicações livres

 Comunicações Orais

O autor que submeteu o Resumo deverá enviar a apresentação, por correio eletrónico através de template próprio em powerpoint ou pdf (descarregar aqui), para o email comunicacoes@icohn.pt, até dia 18 de março de 2022. Não o fazendo, a organização não assegurará a sua apresentação com recursos tecnológicos;


Simpósios

Os autores (máximo 4 elementos) que submeteram o Resumo deverão enviar as apresentações, num único envio e com a designação do simpósio, por correio eletrónico através de template próprio em powerpoint ou pdf (descarregar aqui), para o email comunicacoes@icohn.pt, até dia 18 de março de 2022. Não o fazendo, a organização não assegurará a sua apresentação com recursos tecnológicos;


Pósteres

O autor que submeteu o Resumo deverá enviar a apresentação, por correio eletrónico através de template próprio em powerpoint ou pdf (descarregar aqui), para o email comunicacoes@icohn.pt, até dia 18 de março de 2022. Não o fazendo, a organização não assegurará a sua apresentação com recursos tecnológicos;

O póster submetido deverá ser realizado no máximo de 3 slides.

 

Muito importante:

Os ficheiros de apresentação deverão ser submetidos com a seguinte designação:

Número da apresentação_Título_Primeiro e Último nome

Exemplos:


Comunicação Oral

C11_Saúde dos trabalhadores_Maria Oliveira

Poster

P15_Enfermeiro do trabalho_Milton Evangelista

Simpósio (número, seguido de ordem de apresentação)

S12 (1º)_Prevention of physical risks_ John Stuart

S12 (2º)_Prevention of chemical risks_ Charles Brown

S12 (3º)_Prevention of biological risks_ Joanne Bailes

 

6º Apresentação

Os apresentadores devem estar no espaço de apresentação (sala física ou virtual), na data e hora indicada no programa que estará disponível antecipadamente.
Cada mesa de apresentação será moderada e assessorada com registo de presença dos apresentadores.
Serão rigorosamente cumpridos os tempos definidos para cada apresentação.


Comunicações orais

O apresentador fará a apresentação de 10 minutos por zoom, em link que será disponibilizado.


Simpósios

Os apresentadores farão a apresentação de 20 minutos por zoom, em link que será disponibilizado.


Posters

O apresentador fará a apresentação de 5 minutos por zoom, em link que será disponibilizado.

 

7º Inscrição dos apresentadores

Todos os apresentadores de comunicações aceites deverão inscrever-se e efetuar o seu pagamento até 7 de março de 2022. As comunicações aceites serão eliminadas do programa se até à mencionada data não for recebido o pagamento da inscrição.

Poderá ser aceite a alteração do apresentador por um dos outros autores até 21 de março de 2022. Após esta data não é garantida alteração no programa.

 

8º Certificação

Será disponibilizado por email um certificado por cada apresentação onde constam o nome de todos os autores, sendo este enviado ao autor de correspondência.
Serão certificadas as comunicações livres aceites e apresentadas conforme o programa. As comunicações livres que não forem apresentadas à hora e data estabelecida não serão certificadas.
A organização não procederá a correções dos certificados.

 

9º Prémios

Serão atribuídos três prémios (1º, 2º e 3º) aos trabalhos apresentados em cada categoria.
O júri para atribuição de prémios será constituído por elementos alheios às Comissões Científica e Organizadora.

 

10º Publicação

O conteúdo científico dos Resumos é da responsabilidade exclusiva dos autores.

A comissão científica poderá sugerir alterações de melhoria para o efeito.

 

Datas Importantes

Limite de submissão dos Resumos – 21 fevereiro 2022

Limite de resposta de aceitação – até 28 fevereiro 2022

Limite de inscrição para os comunicadores – até 7 março 2022

FAÇA O DOWNLOAD DO REGULAMENTO